KARATÊ FULL CONTACT OU DE PLENO CONTATO

 

  

Karatê Full Contact

O Karatê full contact surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, quando os karatecas tradicionais estavam cansados das competições que não permitiam um contato pleno, e começaram a adaptar protetores de pé e mão para que os contatos fossem permitidos, só que com pouco risco de lesão.

 

 

 A modalidade competitiva que recebeu o nome de “Karatê Full Contact” (Karatê de Contato Total). No Full Contact os atletas podem utilizar técnicas de mão e de pernas do Karatê e todas as técnicas de mão do boxe tradicional, que atinjam o adversário da cintura para cima, observando a linha lateral e frontal do tronco e cabeça.
 
 Dominique Valera, um dos maiores nomes do Karatê Mundial de todos os tempos, com mais de mil vitórias e vários títulos europeus e mundiais, começou a treinar a modalidade nos Estados Unidos com Bill Wallace e Jeff Smith. No seu retorno à Europa, reestruturou o esporte, chamando-o de Kick Boxing.

 

 

 

  Hoje várias academias tem procurado manter as duas linhas do karatê (semi contato e full contact) tendo em vista o crescimento de competições nos dois niveis. Outro fator preponderante é que no semi contato as competições são amadoras, ou seja sem retorno financeiro, enquanto que no full  contact os competidores recebem uma espécie de bolça,  um determinado valor em dinheiro por suas lutas, chegando a grandes sifras como acontece no UFC e no K1. 

 

Por esta razão a EQUIPE GARRA  procura ensinar  o Karatê sempre mantendo a tradição e valores herdados  de nosso grande mestre . Porem  não  podemos parar no tempo, temos que nos enquadrar nos anceios atuais. Por esta razão adptamos nosso Karatê de forma que conseguimos formar artistas marciais capazes de se sobressair de qualquer situação, e de obter bons resultados em qualquer tipo de competição seja ela semi contato , como são as competições de karatê  tradicional e olimpico ou full cotact como são no kinck box, K1, ufc e etc... Procuramos sempre manter a armonia entre a tradição e o moderno, deixando a critério do praticante a escolha  do tipo de competição que melhor se encaixe com  seus interesses, sempre resaltando que o Karatê é uma arte marcial completa que se adapta a qualquer tipo de pessoa, e qualquer situação, por mais complexa que pareça.  Lembrando que "não existe melhor arte marcial e sim o artista marcial melhor treinado".

 

   Sensei,  BRENO OLIVEIRA, Faixa preta de karatê, professor de BOX e Kinck Box e defesa pessoal aplica.