KICKBOXING

 

 

Kickboxing

 

O Kickboxing é um desporto de combate recorrendo às pernas (kick) e aos punhos (boxing). É um desporto em pé, não permitindo continuar um combate quando um dos lutadores está no chão.

O Kickboxing é geralmente praticado para defesa pessoal, manutenção física, ou como desporto full-contact. No full-contact, os pugilistas masculinos combatem em tronco nú, descalços e usam calções. As pugilistas femininas por vezes usam um top e calções.

O Kickboxing é muitas vezes confundido com o Muay Thai, ou Thai Boxing. Ambos são semelhantes; contudo, o Kickboxing é um esporte (desporto) de contato, enquanto o Muay Thai é uma arte marcial, diferença esta que é notada por poucos.

Existem muitas "artes nomeadas" como kickboxing, incluindo o kickboxing japonês,  americano, o Boxe indiano, Lethwei, assim como o Boxe francês. O termo kickboxing é muito discutido e tem sido mais associado às variantes japonesa e americana, ambas criadas aparti da junção entre o Karatê e Boxing. Muitos dos outros estilos não se consideram a si próprios como 'kickboxing', mas o público muitas vezes utiliza o termo genericamente referindo-se a todas essas artes marciais.

 

Características

 

O Kickboxing tem um estilo muito independente, mas sendo as regras iguais a outras artes marciais pode haver competições entre elas. Tipicamente o Kickboxing em comparação a outras competições é um desporto Ativo, e extremamente técnico em comparação ao Muay Thai. O Kickboxing é um esporte que está ganhando seu espaço pouco a pouco, já se tornou esporte  Olimpico e cresce cada vez mais no Brasil. O Full Contact é uma das categorias do Kickboxing que mais se espalhou pelo mundo.

História

 

Numerosas são as pessoas que pensam que o kickboxing é originário da Tailândia ou de outro país do Sudeste asiático, mas não o é. No Japão dos anos de 1950 e 1960, profissionais de karaté, bando e boxe birmanês (nomeadamente na pessoa de Maung Gyi) organizaram encontros de lutas em tapete e em ringue, nascendo assim o kickboxing japonês. O promotor do kickboxing japonês dos anos 1960 é Osamu Noguchi. Na mesma época, nos Estados Unidos, numerosas escolas de Karatê organizaram encontros de full contact. Depois, surge uma evolução a partir dos anos de 1970. Numerosos praticantes de karaté sentiam-se frustrados com as regras em vigor nas competições, que privilegiavam o controle do toque. Procuraram então um desporto na qual seria utilizada toda sua técnica, podendo liberar toda a potência dos golpes com as pernas e dos punhos, em vez de parar cada golpe antes de tocar no adversário. Nascia o karaté full-contact ou kickboxing americano.

Os pioneiros do kickboxing americano e do full-contact nos Estados Unidos são três personalidades do mundo das artes marciais: o conde Dante, Ray Scarica e Maung Gyi.

 Modalidades de Kickboxing

 

  • Semi Contact: O objectivo é marcar pontos com golpes leves. Os chutes somente são válidos acima da cintura e aplicados com a canela ou peito do . A Luta é parada a cada ponto marcado.
  • Light Contact: Variante do Full Contact, com as mesmas técnicas mas bem controladas, onde predomina a técnica, perícia e velocidade em detrimento da força. Ganha quem demonstrar uma técnica mais apurada.
  • Full Contact: O objetivo principal é o nocaute. Não são permitidos pontapés abaixo da linha da cintura.
  • Low Kick: É um Full-Contact mais completo no qual é válido o uso de caneladas nas coxas.
  • Thai kick K-1 rules : São utilizadas as técnicas do Muay Thai. Difere pela ausência da música durante o combate assim como do ritual inicial. Não são permitidas projecções.

Há muitos derivantes desta forma de lutar, como também há muitas competições recorrendo a este estilo (por exemplo o K-1). Diversos lutadores de diferentes estilos de luta participam do K-1, porém o Kickboxing tem um destaque especial, devido às conquistas de Semmy Schilt (2005, 2006, 2007 e 2009), Peter Aerts (1994, 1995, 1995), Andy Hug (1996) e Mark Hunt (2001), todos formidáveis represantantes do Kickboxing .

 

Referências

  1. Alain Delmas, Jean-Roger Callière, Origines du kick-boxing, Site Internet Boxes pieds-poings, 2000 (em francês)
  2. Mike Miles, A History of Kickboxing - North America's surprisingly taboo 'kickboxing' history! (www.mikemiles.com)] (em inglês)
  3. Mike Miles, An interview with Joe Lewis, site www.mikemiles.com, 1998
  4. Mike Miles, A History of Kickboxing - North America's surprisingly taboo 'kickboxing' history! (www.mikemiles.com)